top of page
Vincular celebra 10 anos de atendimento ao idoso

Iniciamos o ano celebrando 10 anos de atendimento domiciliar a idosos com dependência total ou parcial, por meio do programa Vincular.

A ideia surgiu a partir da demanda de idosos que estavam na lista da Residência (Instituição de Longa Permanência para Idosos), e que ainda possuíam vínculos com a família, ou seja, não precisavam ser institucionalizados, eles precisavam apenas de um acompanhamento e cuidados no domicílio. 

Depois de muito planejamento, o programa iniciou suas atividades em 2012, sendo pioneiro na região e prestando atendimento para 25 idosos, com equipe técnica composta por assistente social, fisioterapeuta, enfermeiro, psicólogo e equipe de cuidadores. Atualmente, o projeto ampliou o número de idosos e incluiu um terapeuta ocupacional, que atua na busca por facilitar a execução de tarefas básicas do dia a dia dos 111 atendidos que apresentam diferentes tipos de limitações.

Curiosidades

O nome "Vincular" veio de encontro com a proposta de que o idoso pudesse manter os vínculos com o lar, e desta forma, ser atendido sem que para isso precisasse sair do convívio com a família.

Se fizermos uma busca rápida do significado da palavra Vincular, o primeiro significado é:

1. Aquilo que liga ou ata duas ou mais coisas; LAÇO; LIAME; ATILHO

 

VINCULAR, um nome simples, mas tão forte e intenso que deu VIDA a um programa que auxilia diversas famílias no processo de fortalecimento de vínculos, na conexão com pessoas e diminuição da vulnerabilidade social.

 

Obrigado a todos que acreditaram nessa iniciativa e não somente idealizou junto com a gente, mas também contribuiu para o processo de concretização e implantação do programa, que hoje é tão essencial para a qualidade de vida não só do idoso, mas também de sua família.

bottom of page